Conhecer para respeitar:
As manifestações religiosas em Curitiba
Existe uma cultura que é invisível aos olhos da maioria das pessoas. Invisível, em grande parte das vezes, não porque não é divulgada ou porque sua expressão é pequena demais para ser notada. Ela se torna invisível pelo simples fato de não pertencer ao grande circuito de manifestações culturais aceitas pela cultura ocidental e mais especificamente, pela cultura latino-americana. Esse “ véu cultural ” é capaz de ofuscar até as mais ricas culturas , incluindo as religiões orientais mais ancestrais .
O objetivo do Turistória é trazer para todos um pouquinho da cultura e das religiõe s presentes em Curitiba , começando pelo centro histórico . Divulgar o utras histórias nos ajuda a respeitar a cultura do outro e valorizar nossa própria história.
Judeus
A religião que deu origem ao cristianismo e ao islamismo. Dessa vez, nós do Turistória contamos uma história que envolve imigração, estabelecimento, crescimento e respeito de um povo.
Umbandistas
Como religião de matriz africana, a umbanda é atacada e mistificada. Conheça nesse artigo a origem da religião e sua cultura e ajude a trazer luz ao preconceito relegando-o a um papel ínfimo diante de toda a riqueza da cultura afro-brasileira.
Hare Krishna
As roupas, os cabelos, os adornos, as cores em tom laranja-coral e bordô, a disposição dos móveis e o comportamento das pessoas ali dentro é algo que não existe do portão pra fora. Bem vindos ao templo HareKrishna.
Muçulmanos
Fé, oração, jejum, caridade e peregrinação. Esses são os cinco pilares da religião islâmica. Mais do que rezar ou ir à mesquita, os muçulmanos e cultura do islã nos mostram uma maneira diferente de enxergar e vida e a fé.
Luteranos
Num país em que 30% da população se declara evangélica, é importante entender as diferenças, pois menos de um terço desses fieis pertencem às igrejas chamadas evangélicas históricas (não pentecostais).