Armazém Califórnia
Está localizado na primeira quadra da Rua Saldanha Marinho (cuja história você pode conferir aqui) e seu prédio é uma Unidade de Interesse de Preservação (foi construído, provavelmente, na década de 1930). Inicialmente, o edifício era um pensionato, depois chegou a ser loja da Batavo e desde 2006 é sede do tradicional Armazém Califórnia, um bar e restaurante de comida árabe com sotaque libanês.
A história do Armazém começou em 1965, quando o imigrante libanês Maged Khalil El Omairi arrendou a Panificadora Califórnia, que ficava na Praça Tiradentes. Como o negócio não vingou, dois anos mais tarde ele transformou a panificadora em armazém de secos e molhados, que funcionou ao lado da Catedral por mais de 30 anos. Foi então que o filho de Maged, Khalil El Omairi Neto, decidiu aproveitar as iguarias servidas no armazém de seu pai para inaugurar o bar e restaurante na Saldanha Marinho. A escolha do nome, claro, foi para homenagear o ponto inicial dessa história familiar.
Hoje, pai e filho administram juntos o Armazém Califórnia, e mantêm uma das melhores opções de comida árabe de Curitiba. Seu Maged, inclusive, está de volta ao balcão depois de muito tempo isolado. Prevenção é a alma do negócio.
Texto e pesquisa: Gustavo Pitz