Empada com Birita
Localizado no Bairro São Francisco, o Empada com Birita conta com cervejas, empadas, lasanhas, hambúrgueres e com apresentações de música ao vivo. Há músicas de todos os gêneros, mas o que predomina são as de rock. Afinal, o próprio nome do bar foi inspirado numa canção do rock nacional - “Empada com Birita”, de Cazuza. Além disso, o bar fecha às 3 da manhã, horário mais alongado em relação a muitos dos outros bares da região - o que o torna um ponto de encontro para quem sai das baladas e de outros bares do entorno.
Curiosidade: em frente ao bar está a sede da União Paranaense dos Estudantes (UPE). É uma casa em estilo neoclássico que foi construída a pedido de Benjamin Baptista Lins de D’Albuquerque (1876-1951), professor de direito que participou da fundação da UFPR, bem como foi o responsável pela fundação do jornal Gazeta do Povo. Nos anos 50, a casa foi adquirida pelo governo do Paraná e, entre 1959 e 1968, tornou-se sede da UPE. Com o advento dos anos de chumbo da ditadura militar, a UPE foi fechada e extinta por ser considerada subversiva. De acordo com Washington Cesar Takeuchi, do blog Circulando por Curitiba, “o local era, na época, um centro de animação cultural e política da cidade.” Somente em 2014 o imóvel retornou à UPE, após restauros realizados pela Fundação Cultural de Curitiba.
Na esquina oposta ao bar também há outros prédios históricos, um vermelho e, ao lado, um amarelo, que atualmente abrigam a
Cinemateca de Curitiba. Criada em 1975 e, desde 1998, situada nessas antigas casas, que são do final do século XIX e início do século XX, a Cinemateca possui um vasto acervo audiovisual, oferece cursos de cinema e uma vasta programação de filmes, mostras, retrospectivas, seminários, palestras, debates e encontros (a maioria deles de forma gratuita).
Texto e pesquisa: Gustavo Pitz