Layout do blog

Garden e Boteco da Ordem

Inaugurado em 2016 pelos irmãos Mustafa e Rhaman Handar, o Garden Hamburgueria está praticamente de frente para uma das mais antigas construções da região: o imponente Palácio Garibaldi, de 1904 (cuja história escrevemos aqui). Além da parte interna e frontal do bar, que tem a vista para o Largo da Ordem, o Garden também conta, aos fundos, com um quintal arejado e com muitas plantas.

Inaugurado em dezembro de 2021, o Boteco da Ordem é irmão do Garden, pois seus proprietários são os mesmos - Mustafa e Rhaman Handar. A ideia Boteco da Ordem surgiu de seu falecido pai, que desejava muito abrir um bar naquele ponto - esquina das ruas Jaime Reis e Trajano Reis. Assim que o ponto vagou, os irmãos prontamente trataram de dar iniciativa ao empreendimento. O bar possui uma decoração estilo industrial, com mesas tanto na calçada quanto na parte interna, e uma vista privilegiada para o Largo da Ordem.


Curiosidades: O Garden e o Boteco da Ordem estão situados no antigo Largo do Rosário, local onde até hoje floresce a cultura da cidade. Hoje chamado de Praça Garibaldi, o Largo do Rosário leva esse nome por estar à frente da Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos de São Benedito. Desde o século XIX, é um espaço ocupado pela população de Curitiba para atividades culturais, sociais e políticas, como greves, desfiles, cerimônias religiosas e feira de artesanato. Embora muitos o chamem de Largo da Ordem, não confunda: o Largo da Ordem se localiza somente em frente à Igreja da Ordem (para mais informações sobre o Largo do Rosário, clique aqui).

 

Além da Igreja do Rosário, inaugurada ali em 1736, ao redor do Largo do Rosário há outros patrimônios, a maioria com mais de 100 anos de existência. É o caso do Palacete Wolf (para ler sobre ele, clique aqui), do Palácio Garibaldi, da antiga sede do Solar do Rosário (clique aqui), da Primeira Igreja Presbiteriana de Curitiba, e de inúmeros prédios que datam dos anos de 1900 e 1910.

 

Sobre a Igreja do Rosário: ela foi o terceiro templo de Curitiba, depois da Matriz (Catedral) e da Igreja da Ordem. Era uma pequena capela construída pelos escravizados das irmandades "Rosário" e “São Benedito”, chamada de Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos de São Benedito. Sua origem deriva do fato de que os escravizados eram proibidos de participar das celebrações religiosas nas outras igrejas, consideradas de brancos. Ela ganhou a arquitetura atual nos anos 30, quando foi demolida e reconstruída graças aos esforços de Monsenhor Celso (para mais informações, clique aqui). 


Texto e pesquisa: Gustavo Pitz


Por CYNTIA MARIA 22 de agosto de 2023
O centenário de um dos maiores botânicos do Brasil. Gerdt Hatschbach, o o homem que coletava.
Por Gabriel Brum 5 de maio de 2023
Conheça a história do teatro curitibano, que tem sua expressão máxima no Teatro Guaíra, e possui uma tradição de mais de 160 anos.
Por Gabriel Brum Perin 20 de março de 2023
Saiba mais sobre a história da Umbanda no Brasil e sobre o maior terreiro de Umbanda do Paraná
Mais Posts
Share by: