Bares e Botecos

Bares e Botecos Turistóricos de Curitiba


Você sabe quando surgiu o hábito de tomar uma boa cerveja em Curitiba? Não? Pois beba que lá vem a história de alguns dos bares e botecos mais tradicionais da cidade.


Os primeiros registros de cervejas fabricadas em Curitiba datam de 1858. Seus fabricantes eram imigrantes cervejeiros alemães, italianos, suecos e austríacos, que começaram a chegar mais ou menos nessa época aqui na cidade. As cervejas eram vendidas em dúzias de garrafas e o preço era definido pelos próprios fabricantes. Em abril de 1891, por exemplo, a dúzia de cerveja simples custava 4.500 réis (o preço médio de uma diária de trabalho era de 2 mil réis — só para fazer um comparativo!).


Essas e outras histórias das primeiras cervejarias de Curitiba foram pesquisadas e publicadas no livro “Cervejarias de Curitiba”, de autoria dos pesquisadores Victor Graciotto e José Humberto Boguszewski. São eles quem melhor explicam a relação antiga de Curitiba com uma boa cerveja:


Hoje, Curitiba é um dos principais centros produtores de cerveja artesanal do país, com número expressivo de microcervejarias e marcas premiadas, no Brasil e no exterior. Nossa cultura cervejeira tem mais de 150 anos. Um hábito de beber e de fazer cerveja construído ao longo de gerações (...). (p. 11)


Cabe a todos nós, portanto, conhecermos e preservarmos essa tradição cervejeira de Curitiba!

Por isso, a seguir preparamos uma lista de bares e botecos com detalhes sobre suas histórias e memórias que valem a pena serem compartilhadas.


Share by: